Conceitos Estatísticos Utilizados

Para tornar mais fácil o entendimento da descrição e da análise dos dados revisaremos os conceitos estatísticos utilizados na realização deste trabalho:

  • Frequência Relativa: para obtê-la deve-se dividir a frequência da categoria em questão pela soma das frequências. Multiplicando-se o resultado por 100 obtêm-se a frequência em porcentagem.
  • Gráfico de Barras: É utilizado para representar variáveis qualitativas ou ordinais, no caso tipos de câncer é uma variável qualitativa. Depois de traçado o sistema de eixos cartesianos coloca-se no eixo das abscissas as categorias da variável em estudo e em seguida constroem-se barras retangulares de altura igual à frequência.
  • Média (µ): Soma-se os valores de todos os dados e divide-se o total pelo número deles.
  • Desvio Padrão (δ): É a raiz quadrada da variância, com sinal positivo. Variância é a soma de quadrados dos desvios dos dados em relação à média dividida pelo número de dados menos 1 (n – 1), esse valor é chamado de graus de liberdade. Portanto o desvio padrão é dado pela fórmula:  , onde  x é o dado e n o número de dados.
  • Gráfico de Setores: Usado para representar variáveis qualitativas e ordinais, no caso estamos trabalhando com variáveis qualitativas. É traçada uma circunferência que será divida em setores, o tamanho dos setores para cada categoria será determinado pela seguinte fórmula:  , onde  é a frequência relativa da categoria.